4 de janeiro de 2015

Sopas

Seja verão ou inverno, a sopa faz parte das refeições diárias de muito boa gente :)
Confesso que a Bimby veio... Quase que diria... "Introduzir" a sopa na minha alimentação. Até então, passava meses sem a comer...

Para mim deixou de ser um sacrifício... Não tem grumos, fiozinhos e a sua consistência aveludada é uma das maiores referências da Bimby!

Pois bem, porque não temos que nos cingir às receitas dos livros, aqui vos deixo a base das minhas sopas, que é sempre a mesma, sem ser igual... lol

Ingredientes para um Puré/Creme de Legumes:
legumes a gosto partidos em pedaços (abóbora, courgete, cenoura, cebola, alho francês, chuchu, nabo, batata, alho, etc)
1 c chá de sal bem cheia
30g de azeite
água

No copo colocar os legumes até +/- 2cm abaixo do limite do copo.
Colocar água até +/- 3 dedos abaixo da quantidade de legumes e temperar com sal.
Sempre fui habituada a pôr o azeite nesta fase e só percebi que não se deveria fazê-lo (para não o saturar) uns anos mais tarde. Entretanto, com a Bimby "no filme", essa parte já não me preocupa, pois temos as temperaturas controladas!
Basta programar 25 min/100º/vel 2.
Findo o tempo, basta triturar durante 1 min, progressivamente nas vel 3, 5 (nestas vel durante os primeiros 25 seg) e 7 e está feita!
Como os legumes das minhas sopas variam consoante o stock da horta ou do frigorífico, a quantidade "final" da água também, já que há legumes que tem mais água e outros menos... Depois da sopa batida, poderá acrescentar mais água, se achar que ficou muito espessa, e voltar a bater conforme descrito acima.

Algumas considerações:
NUNCA exceder os limites do copo.
NUNCA colocar um pano na tampa durante a fase de trituração, se não correrá o risco de transformar a sua Bimby numa panela de pressão!
Triture sempre conforme descrito.
Após triturar, aguarde uns segundos, para evitar eventuais salpicos, para abrir retirar o copinho de medida e retirar a tampa.

Se prefere sopas tipo Juliana, caldo verde, etc, passa a ser assim:
Prepare a base da sopa (conforme creme/puré). Na varoma coloque os legumes que pretende "inteiros" na sopa. Programe os mesmos 25 min, mas em temperatura varoma (porque está a utilizar a varoma).
Triture de igual forma. Junte ao copo os legumes da varoma e envolva com a espátula. Programe 2 min/100º/vel 2.
E já está!

Dica 1: Poderá fazer a sua própria Juliana: coloque no copo os legumes que quer picadinhos e pique 6 seg/vel 4 (atenção! Não o faça com batata porque fica a saber a terra!). De seguida reserve na varoma e prossiga com a receita.

Dica 2: se gosta de sopa de grão ou feijão, mas não aprecia dos de lata nem tem tempo para os por de molho, faça o seguinte: com o copo completamente limpo e seco introduza 100g de grão ou feijão secos (não demolhados) e pulverize durante 15 seg/vel 10. Retire e reserve para juntar à base de uma sopa.

Sem comentários:

Enviar um comentário